top of page

ProjetoManto Vital/
Vital Cloak Project

Artista brasileira leva para a Bienal de Veneza na Italia  e Documenta de Kassel na Alemanha a natureza expandida do ser.

A arte de Cristina Canepa

Cristina Canepa é uma artista nascida e criada na cidade, e vive em constante fluxo entre São Paulo e zonas verdes. Através de diversas linguagens, a artista nos provoca com questões tais como:

O que é natureza para você? Quais plantas nativas existiam antes de haverem as cidades? O que te torna único?

O trabalho mais recente de Canepa envolve a produção de mantos pintados que surgiram, num processo de descoberta, na qual a artista deu vida a uma pintura de grande escala ao vesti-la. Surge então a ideia de produzir uma pintura em forma de manto, que foi levado por Canepa para a Bienal de Veneza e a Documenta de Kassel, dois dos maiores eventos da arte contemporânea mundial. Durante os eventos, foram realizadas uma série de performances não autorizadas onde a artista foi percorrendo as áreas expositivas usando a peça e deixando que o público afetado a vestisse também.

O desdobramento deste processo deu origem ao projeto Manto Vital num formato coletivo, sendo realizada em Alter do Chão no Pará com 6 artistas locais em agosto de 2022 e em Nova Iorque com 9 residentes em outubro do mesmo ano. Cada artista faz o seu próprio manto utilizando linguagens que lhes são interessantes, entre desenho, pintura, bordado e outras possibilidades. O processo culmina com um encontro entre a artista e seus convidados, para realizarem juntos a performance coletiva dos mantos.

“Esse processo de produção foi pensado e desenhado com o objetivo de mapear as diferenças e similaridades entre a geografia e a cultura coletiva. Como a absorção dos princípios da modernidade atingiram as diferentes localidades.

Ao oferecer a cada um deles um “Manto Vital”, quero acionar sua imaginação para dizer quem são, e expressarem o que os torna únicos no mundo Os Mantos são ícones que são usados por mágicos, super-heróis, reis coroados, bruxas, vampiros, senhores, santos e pessoas misteriosas”, afirma a artista a respeito do processo e do grupo.

IMG_9069.jpg

Os Mantos Vitais feitos em Alter do Chão foram expostos em setembro de 2022 no Edifício Vera, dentro da programação do Roteiro dos Ateliês.

"Eles foram apresentados como bandeiras ou parangolés, se referindo a Hélio Oiticica, o visitante pode caminhar por entre eles que flutuavam no ar e estavam em estado de ativação. A ideia foi apresentar a singularidade e a intimidade de cada artista envolvido no projeto", comentou Canepa sobre a exposição apresentada no centro de São Paulo.

Uma das maiores características presentes nos processos da artista é a noção de transferência.  Desta maneira, outros artistas e o público são convidados a vivenciar este trabalho, em uma série de experiências proporcionadas pela artista:

"[...]A partir do momento que ofereço a obra para ser ativada ao público, no contato ao vestir acontece o encontro do ser com ele mesmo. Do ser com a sua essência".

Neste começo de ano o Projeto Manto Vital desembarca em Belém no Pará onde 10 artistas locais junto com Cristina Canepa farão a performance no dia três de março às 19h e os Mantos Vitais ficarão expostos até o dia onze de março no Espaço Cultural Na Figueredo.

 

Canepa pretende continuar suas experimentações no coletivo, suas transferências passarão, então, por novas localidades e trocas, pelas quais as pessoas são atravessadas enquanto público ativador e artistas em potencial.

Performances Manto Vital/Vital Cloak Performances

bottom of page