top of page

ProjetoManto Vital/
Vital Cloak Project

Manto Vital é um projeto coletivo de inclusão social que reúne artistas locais nos diversos destinos que o projeto passa onde cada artista participante faz o seu próprio manto para realizarem juntos uma performance. O Manto Vital é uma capa em tecido que cobre o corpo e que traz a pintura, desenho, instalação construída pelo voluntário sobre o manto e representa suas interações, suas dificuldades e desejos em relação ao mundo. O projeto discute a identidade do ser humano. Segundo Deleuze, “a ideia de identidade estável é um mito que obscurece as interconexoes entre seres humanos.. A performance tem duração de 40 minutos e apresenta uma coreografia construída a partir de interlocuções e trocas do grupo e com o público que se forma em cada localidade. A artista Cristina Canepa, autora do projeto  pesquisa quais diálogos que se estabelecem em espaços e tempos distintos e o que os unem, o que eles tem em comum.

IMG_9069.jpg

Cristina Canepa fez dez performances não autorizadas entre a Documenta 15 de Kassel e na Bienal de Veneza em 2022. Em agosto do mesmo ano houve uma apresentação coletiva com Cristina Canepa e sete artistas locais na pequena Vila de Alter do Chão no estado do Pará, Brasil. Em outubro de 2022, no espaço Noosphere Arts sob a curadoria de Daniela Holban foram feitas duas performances com Cristina Canepa e outros oito artistas residentes em Nova Iorque. Ainda em Nova Iorque uma performance foi feita no Oculus Center – World Trade Center com cinco artistas. Já em Março de 2023, 10 artistas fizeram  2 performances na cidade de Belém do Pará ,sendo uma na Praça da República e a outra no Espaço de Arte Na Figueredo.

Depois de realizar o projeto em 3 diferentes destinos, com 25 participantes, a artista Cristina Canepa pode perceber que experiências significativas e inesperadas podem acontecer durante todo o processo de realização do projeto.

Performances Manto Vital/Vital Cloak Performances

bottom of page