ProjetoManto Vital Bienal Veneza/
Vital Cloak Project Veneza Bienal
O projeto Manto Vital inicialmente foi apresentado na Documenta de Kassel e na Bienal de Veneza, no ano de 2022, com a artista Cristina Canepa realizando performances não autorizadas nos espaços expositivos desses renomados eventos de arte. Este cenário excepcional serviu como o local perfeito para o lançamento de uma inovadora experiência, na qual o público foi calorosamente convidado a participar e ativar o Manto Vital. A resposta da audiência foi incrivelmente positiva, inspirando a realização de novas performances em diversos locais ao redor do mundo, unindo pessoas de todas as partes do globo." Essa experiência deu origem a uma nova fase do projeto, tornando-o coletivo e com maior visibilidade.
O projeto conta com um acervo de 45 mantos, criados por artistas e não artistas, provenientes de quatro diferentes localidades: Alter do Chão e Belém, no Pará, Manaus, no Amazonas, e Nova Iorque.
Os participantes têm a oportunidade de personalizar seus próprios mantos e se juntar a performances realizadas em espaços públicos, proporcionando aos transeuntes a chance de vesti-los e se conectar com a arte de forma interativa.